Relações com Investidores

Perguntas Frequentes & Glossário

Perguntas Frequentes

Informe de Rendimentos

O informe de rendimentos deverá ser consultado diretamente no portal do BTG Pactual.

Para mais informações, clique aqui.
Como e onde a MRV divulga suas informações?

Os fatos relevantes, anúncios de resultado e demais comunicados ao mercado da MRV são divulgados de maneira simultânea na CVM e na área de relações com investidores do website da Companhia (www.mrv.com.br), além de posteriormente encaminhados por e-mail às pessoas que se cadastram para receber tais informações, Para se cadastrar, favor clicar aqui.

As Demonstrações Financeiras Completas são publicadas anualmente nos jornais Valor Econômico e Diário Oficial do Estado de Minas Gerais. Demonstrações Financeiras Trimestrais, Releases de Resultados, Apresentações, Fatos Relevantes e Avisos aos Acionistas estão disponíveis na área de relações com investidores do website da MRV (www.ri.mrv.com.br), Outras informações sobre a Companhia também podem ser obtidas nos sites da Brasil Bolsa Balcão – B3 (www.b3.com.br) e Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br).

Como investir em ações?

Antes de procurar uma Corretora de Valores, sugere-se que você estude o assunto no site da B3. Contribuindo para o aprendizado do iniciante, a Bolsa de Valores de São Paulo disponibiliza um amplo material sobre o Mercado de Ações e sobre Finanças em geral. Para ter acesso ao conteúdo, visite o portal B3 Educação (www.edu.b3.com.br).

Nos dias de hoje a negociação de ações acontece normalmente via internet. Para tanto, é necessário que você seja cliente de uma Corretora cadastrada na B3 que disponha do sistema Home Broker, o qual permite a negociação de ações via Internet.

Como posso contatar a Área de Relações com Investidores?

MRV Engenharia e Participações S.A.
Avenida Professor Mário Werneck, 621, Estoril, Belo Horizonte, Minas Gerais, 30455-610
https://ri.mrv.com.br/

Ricardo Paixão Pinto Rodrigues
Diretor Executivo de Finanças Relações com Investidores
E-mail: [email protected]

Augusto Pinto de Moura Andrade
Diretor de Relações com Investidores
E-mail: [email protected]

O contato da área de Relações com Investidores da MRV é exclusivo para atendimento a analistas e investidores. Por gentileza, questões não relacionadas à área de RI favor entrar em contato pelo telefone (31) 3615-7100.

Onde são negociadas as ações da MRV?

As ações da MRV estão registradas para negociação na Brasil, Bolsa e Balcão – B3 sob o código “MRVE3”, admitidas à negociação no Novo Mercado, nível mais elevado de práticas diferenciadas de governança corporativa.

Quais os direitos das ações ordinárias da MRV?

As ações da MRV garantem aos seus titulares os seguintes direitos:

  • direito de voto nas Assembleias Gerais da Companhia;
  • direito ao dividendo mínimo obrigatório, em cada exercício social, equivalente a 25,0% do lucro líquido ajustado nos termos do artigo 202 da Lei das Sociedades por Ações;
  • em caso de alienação, direta ou indireta, a título oneroso do controle da Companhia, tanto por meio de uma única operação, como por meio de operações sucessivas, o acionista minoritário terá direito de alienação de suas ações nas mesmas condições asseguradas aos Acionistas Controladores alienantes (tag along com 100% do preço);
  • em caso de cancelamento do registro de companhia aberta ou de cancelamento de listagem no Novo Mercado da B3, direito de alienação de suas ações em oferta pública a ser lançada pelos Acionistas Controladores, pelo seu respectivo valor econômico apurado mediante elaboração de laudo de avaliação por empresa especializada e independente, com experiência comprovada e escolhida pela Assembleia de Acionistas titulares de ações em circulação a partir de lista tríplice apresentada pelo Conselho de Administração, sendo que os custos de elaboração do referido laudo deverão ser integralmente suportados pelos Acionistas Controladores;
  • todos os demais direitos assegurados às Ações, nos termos previstos no Regulamento do Novo Mercado da B3, no Estatuto Social da MRV e na Lei das Sociedades por Ações.

 

Glossário

Banco de Terrenos (Land Bank) – terrenos mantidos em estoque com a estimativa de VGV (Valor Geral de Venda) futuro. É o banco de terrenos da Companhia e contempla todos os terrenos já adquiridos e ainda não lançados.

Caixa – composto pelo saldo das contas de caixa e equivalentes de caixa e aplicações financeiras (títulos e valores mobiliários).

CPC 47 e Método POC (Percentual de Conclusão) – Para o reconhecimento de Receitas o grupo adotou a partir de 1° de janeiro de 2018, o CPC 47 – “Receitas de Contratos com Clientes”. As receitas de vendas são apropriadas ao resultado à medida que a construção avança, uma vez que a transferência do controle ocorre de forma contínua. Desta forma, é adotado o método chamado de “POC”, “percentual de conclusão” de cada empreendimento.

Cash Burn – consumo de caixa medido pela variação da dívida líquida, excluindo-se os aumentos de capital, recompra de ações mantidas em tesouraria e os dividendos pagos, quando houver.

Dívida Líquida: (Dívida Bruta + Instrumentos Financ. Derivat. Passivos) – (Caixa Total + Instrumentos Financ. Derivat. Ativos)

Duration – Prazo médio ponderado de vencimento da dívida. Contempla não só o prazo final de vencimento da dívida, mas também todo o fluxo de pagamento, do principal e das taxas de juros.

EBITDA – sigla em inglês para Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Em português, “Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização” (também conhecida como LAJIDA). É um indicador muito utilizado para avaliar empresas de capital aberto, pois representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros, impostos e de depreciação.

Empreendimentos Contratados – Total de unidades que tiveram o financiamento a construção (pessoa jurídica) contratado em uma instituição financeira no período.

Encargos Financeiros Apropriados ao Resultado: são os juros que em períodos anteriores foram capitalizados nos Estoques (terrenos e imóveis em construção) e que com a venda das unidades/empreendimentos são apropriados ao resultado, incrementando o valor dos “Custos dos Imóveis e Serviços Prestados”.

Estoque a Valor de Mercado – Equivale ao Valor Geral de Venda do estoque atual da companhia, levando em conta apenas os empreendimentos já lançados. Não considera o Land Bank.

FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é um fundo de reservas compulsório, em que os empregadores depositam 8% do salário dos empregados mensalmente. Os recursos do FGTS são administrados pela Caixa Econômica Federal, e eles são utilizados como fonte de financiamento para programas de habitação popular, como é o caso do Programa Casa Verde e Amarela (CVA).

Lançamento – Ocorre quando o empreendimento é disponibilizado para a venda.

Lucro por ação – O lucro básico por ação é calculado por meio da divisão do lucro líquido do trimestre atribuído aos detentores de ações ordinárias da controladora pela quantidade média ponderada de ações ordinárias disponíveis durante o período, excluídas as ações em tesouraria, se houver.

LUGGO – Startup do grupo MRV&Co focada na locação de imóveis construídos exclusivamente para essa finalidade, repletos de serviços de moradia e tecnologia, tudo pensado para melhorar a experiência dos clientes (https://alugue.luggo.com.br/).

Marketplace – plataforma que conecta oferta e demanda de produtos ou serviços, resumindo, um marketplace funciona como um shopping virtual.

Minha Casa Minha Vida – O Programa Casa Verde Amarela, conhecido como MCMV, é o programa nacional de habitação do Governo Federal, que tem como objetivo a redução do Déficit Habitacional.

MRV US: É uma holding controlada pela MRV, sediada nos Estados Unidos, que detém participação direta na AHS Development e indireta na AHS Residential.

NAV: Net Asset Value (Valor Líquido dos Ativos).

Novo Mercado – Segmento especial de listagem da B3, com regras diferenciadas de governança corporativa, do qual a Companhia faz parte a partir de 23 de julho de 2007.

Permuta física – sistema de compra de terreno pelo qual o proprietário do terreno recebe um determinado número de unidades do empreendimento a ser construído no mesmo.

Recursos do SFH – Recursos do SFH são originados do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e dos depósitos de caderneta de poupança (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo – SBPE).

Resultados de Vendas de Imóveis a Apropriar – Se refere ao resultado do saldo de transações de vendas de imóveis já contratadas, referentes a imóveis não concluídos e seus respectivos custos orçados a incorrer.

ROE Return On Equity (em português: Retorno sobre o Patrimônio Líquido). O ROE é definido pelo quociente entre o lucro líquido atribuído a acionistas controladores e o valor médio do patrimônio líquido atribuído a acionistas controladores.

SBPE – Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo – Financiamento bancário que tem como fonte os recursos da poupança.

URBA – empresa de loteamento residenciais, controlada pela MRV (https://vivaurba.com.br/). 

Unidades Concluídas – Unidades finalizadas pela engenharia. Registradas após a conclusão da obra.

Unidades Produzidas – Unidades produzidas por medição de evolução da obra, construção equivalente.

Unidades Repassadas – Quantidade de clientes (pessoa física) que assinaram seus financiamentos com uma instituição financeira no período.

Vendas Líquidas Contratadas – Vendas Contratadas, subtraindo os distratados no período.

VSO – Vendas sobre Oferta, é um indicador utilizado na análise da oferta imobiliária. Sua principal função é demonstrar o percentual de unidades comercializadas em relação a um total de unidades disponíveis no período.

VSO Líquida – Vendas Líquidas Contratadas / (Estoque a Valor de Mercado Inicial do período + Lançamentos do Período)

VGV Lançado – Equivale ao total de Unidades lançadas, multiplicado pelo preço médio de venda estimado das unidades.