Perguntas Frequentes
O informe de rendimentos deverá ser consultado diretamente no portal do BTG Pactual.
Para mais informações, clique aqui.
Os fatos relevantes, anúncios de resultado e demais comunicados ao mercado da MRV são divulgados de maneira simultânea na CVM e na área de relações com investidores do website da Companhia (www.mrv.com.br), além de posteriormente encaminhados por e-mail às pessoas que se cadastram para receber tais informações, Para se cadastrar, favor clicar aqui.
As Demonstrações Financeiras Completas são publicadas anualmente nos jornais Valor Econômico e Diário Oficial do Estado de Minas Gerais. Demonstrações Financeiras Trimestrais, Releases de Resultados, Apresentações, Fatos Relevantes e Avisos aos Acionistas estão disponíveis na área de relações com investidores do website da MRV (www.ri.mrv.com.br), Outras informações sobre a Companhia também podem ser obtidas nos sites da Brasil Bolsa Balcão – B3 (www.b3.com.br) e Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br).
Antes de procurar uma Corretora de Valores, sugere-se que você estude o assunto no site da B3. Contribuindo para o aprendizado do iniciante, a Bolsa de Valores de São Paulo disponibiliza um amplo material sobre o Mercado de Ações e sobre Finanças em geral. Para ter acesso ao conteúdo, visite o portal B3 Educação (www.edu.b3.com.br).
Nos dias de hoje a negociação de ações acontece normalmente via internet. Para tanto, é necessário que você seja cliente de uma Corretora cadastrada na B3 que disponha do sistema Home Broker, o qual permite a negociação de ações via Internet.
MRV Engenharia e Participações S.A.
Avenida Professor Mário Werneck, 621, Estoril, Belo Horizonte, Minas Gerais, 30455-610
https://ri.mrv.com.br/
Ricardo Paixão Pinto Rodrigues
Diretor Executivo de Finanças Relações com Investidores
E-mail: [email protected]
Augusto Pinto de Moura Andrade
Diretor de Relações com Investidores
E-mail: [email protected]
O contato da área de Relações com Investidores da MRV é exclusivo para atendimento a analistas e investidores. Por gentileza, questões não relacionadas à área de RI favor entrar em contato pelo telefone (31) 3615-7100.
As ações da MRV estão registradas para negociação na Brasil, Bolsa e Balcão – B3 sob o código “MRVE3”, admitidas à negociação no Novo Mercado, nível mais elevado de práticas diferenciadas de governança corporativa.
As ações da MRV garantem aos seus titulares os seguintes direitos:
- direito de voto nas Assembleias Gerais da Companhia;
- direito ao dividendo mínimo obrigatório, em cada exercício social, equivalente a 25,0% do lucro líquido ajustado nos termos do artigo 202 da Lei das Sociedades por Ações;
- em caso de alienação, direta ou indireta, a título oneroso do controle da Companhia, tanto por meio de uma única operação, como por meio de operações sucessivas, o acionista minoritário terá direito de alienação de suas ações nas mesmas condições asseguradas aos Acionistas Controladores alienantes (tag along com 100% do preço);
- em caso de cancelamento do registro de companhia aberta ou de cancelamento de listagem no Novo Mercado da B3, direito de alienação de suas ações em oferta pública a ser lançada pelos Acionistas Controladores, pelo seu respectivo valor econômico apurado mediante elaboração de laudo de avaliação por empresa especializada e independente, com experiência comprovada e escolhida pela Assembleia de Acionistas titulares de ações em circulação a partir de lista tríplice apresentada pelo Conselho de Administração, sendo que os custos de elaboração do referido laudo deverão ser integralmente suportados pelos Acionistas Controladores;
- todos os demais direitos assegurados às Ações, nos termos previstos no Regulamento do Novo Mercado da B3, no Estatuto Social da MRV e na Lei das Sociedades por Ações.
Glossário
Banco de Terrenos (Land Bank) – terrenos mantidos em estoque com a estimativa de VGV (Valor Geral de Venda) futuro. É o banco de terrenos da Companhia e contempla todos os terrenos já adquiridos e ainda não lançados.
Caixa – composto pelo saldo das contas de caixa e equivalentes de caixa e aplicações financeiras (títulos e valores mobiliários).
CPC 47 e Método POC (Percentual de Conclusão) – Para o reconhecimento de Receitas o grupo adotou a partir de 1° de janeiro de 2018, o CPC 47 – “Receitas de Contratos com Clientes”. As receitas de vendas são apropriadas ao resultado à medida que a construção avança, uma vez que a transferência do controle ocorre de forma contínua. Desta forma, é adotado o método chamado de “POC”, “percentual de conclusão” de cada empreendimento.
Cash Burn – consumo de caixa medido pela variação da dívida líquida, excluindo-se os aumentos de capital, recompra de ações mantidas em tesouraria e os dividendos pagos, quando houver.
Dívida Líquida: (Dívida Bruta + Instrumentos Financ. Derivat. Passivos) – (Caixa Total + Instrumentos Financ. Derivat. Ativos)
Duration – Prazo médio ponderado de vencimento da dívida. Contempla não só o prazo final de vencimento da dívida, mas também todo o fluxo de pagamento, do principal e das taxas de juros.
EBITDA – sigla em inglês para Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Em português, “Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização” (também conhecida como LAJIDA). É um indicador muito utilizado para avaliar empresas de capital aberto, pois representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros, impostos e de depreciação.
Empreendimentos Contratados – Total de unidades que tiveram o financiamento a construção (pessoa jurídica) contratado em uma instituição financeira no período.
Encargos Financeiros Apropriados ao Resultado: são os juros que em períodos anteriores foram capitalizados nos Estoques (terrenos e imóveis em construção) e que com a venda das unidades/empreendimentos são apropriados ao resultado, incrementando o valor dos “Custos dos Imóveis e Serviços Prestados”.
Estoque a Valor de Mercado – Equivale ao Valor Geral de Venda do estoque atual da companhia, levando em conta apenas os empreendimentos já lançados. Não considera o Land Bank.
FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é um fundo de reservas compulsório, em que os empregadores depositam 8% do salário dos empregados mensalmente. Os recursos do FGTS são administrados pela Caixa Econômica Federal, e eles são utilizados como fonte de financiamento para programas de habitação popular, como é o caso do Programa Casa Verde e Amarela (CVA).
Lançamento – Ocorre quando o empreendimento é disponibilizado para a venda.
Lucro por ação – O lucro básico por ação é calculado por meio da divisão do lucro líquido do trimestre atribuído aos detentores de ações ordinárias da controladora pela quantidade média ponderada de ações ordinárias disponíveis durante o período, excluídas as ações em tesouraria, se houver.
LUGGO – Startup do grupo MRV&Co focada na locação de imóveis construídos exclusivamente para essa finalidade, repletos de serviços de moradia e tecnologia, tudo pensado para melhorar a experiência dos clientes (https://alugue.luggo.com.br/).
Marketplace – plataforma que conecta oferta e demanda de produtos ou serviços, resumindo, um marketplace funciona como um shopping virtual.
Minha Casa Minha Vida – O Programa Casa Verde Amarela, conhecido como MCMV, é o programa nacional de habitação do Governo Federal, que tem como objetivo a redução do Déficit Habitacional.
MRV US: É uma holding controlada pela MRV, sediada nos Estados Unidos, que detém participação direta na AHS Development e indireta na AHS Residential.
NAV: Net Asset Value (Valor Líquido dos Ativos).
Novo Mercado – Segmento especial de listagem da B3, com regras diferenciadas de governança corporativa, do qual a Companhia faz parte a partir de 23 de julho de 2007.
Permuta física – sistema de compra de terreno pelo qual o proprietário do terreno recebe um determinado número de unidades do empreendimento a ser construído no mesmo.
Recursos do SFH – Recursos do SFH são originados do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e dos depósitos de caderneta de poupança (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo – SBPE).
Resultados de Vendas de Imóveis a Apropriar – Se refere ao resultado do saldo de transações de vendas de imóveis já contratadas, referentes a imóveis não concluídos e seus respectivos custos orçados a incorrer.
ROE – Return On Equity (em português: Retorno sobre o Patrimônio Líquido). O ROE é definido pelo quociente entre o lucro líquido atribuído a acionistas controladores e o valor médio do patrimônio líquido atribuído a acionistas controladores.
SBPE – Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo – Financiamento bancário que tem como fonte os recursos da poupança.
URBA – empresa de loteamento residenciais, controlada pela MRV (https://vivaurba.com.br/).
Unidades Concluídas – Unidades finalizadas pela engenharia. Registradas após a conclusão da obra.
Unidades Produzidas – Unidades produzidas por medição de evolução da obra, construção equivalente.
Unidades Repassadas – Quantidade de clientes (pessoa física) que assinaram seus financiamentos com uma instituição financeira no período.
Vendas Líquidas Contratadas – Vendas Contratadas, subtraindo os distratados no período.
VSO – Vendas sobre Oferta, é um indicador utilizado na análise da oferta imobiliária. Sua principal função é demonstrar o percentual de unidades comercializadas em relação a um total de unidades disponíveis no período.
VSO Líquida – Vendas Líquidas Contratadas / (Estoque a Valor de Mercado Inicial do período + Lançamentos do Período)
VGV Lançado – Equivale ao total de Unidades lançadas, multiplicado pelo preço médio de venda estimado das unidades.