• Sustentabilidade

    A MRV, maior plataforma de imóveis econômicos do Brasil, tem como missão concretizar o sonho da casa própria oferecendo imóveis com a melhor relação custo / benefício para o cliente. Para alcançar a excelência ao longo de seus 38 anos de existência a Companhia sempre esteve sintonizada com o mercado e com as melhores práticas construtivas, sociais e ambientais.

    A Companhia acredita que, para um empreendimento ser sustentável, precisa ter em vista quatro requisitos básicos: ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Para isto a MRV é comprometida com mitigação dos impactos ambientais, mantendo ações para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida das comunidades em que está inserida. Prova disso são as diversas iniciativas socioambientais que constantemente a MRV desenvolve.

    A MRV submete seus empreendimentos às normas determinadas pelas políticas federais, estaduais e municipais de Meio Ambiente e, portanto, todos os projetos da Companhia atendem as legislações ambientais quanto a autorizações para terraplanagens e/ou supressão de vegetação; regulamentação para resíduos sólidos e preservação do solo e das águas subterrâneas. Esses aspectos são observados já na aquisição dos terrenos, para que estejam contemplados no projeto a ser aprovado pelos órgãos competentes.

    Para a MRV, o Meio Ambiente é prioridade máxima e já começa na escolha do terreno - de forma a reduzir a movimentação de terra a preservar suas características originais. Essa temática passa pelo desenvolvimento imobiliário e alcança todas as etapas da construção, sempre buscando racionalizar o consumo de materiais e de recursos naturais.

    Ética e respeito nas relações com todos os seus stakeholders. Essa é a máxima que perpassa os valores e pauta o relacionamento da MRV com todos os seus públicos, sejam clientes, colaboradores, investidores, acionistas, comunidade ou parceiros. A busca por soluções sustentáveis e ambientalmente corretas é um dos focos da organização, que tem seu crescimento baseado no aprimoramento profissional e pessoal de seus colaboradores sempre objetivando a satisfação do cliente.

    A MRV tem consciência da importância de sua atuação como agente do progresso e da melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores, de suas famílias e da comunidade como um todo. Uma das linhas de responsabilidade social da empresa é a formação de mão de obra, qualificando milhares de pessoas.

    A Companhia está investindo fortemente na educação, contribuindo para a erradicação do analfabetismo em suas obras.Em setembro de 2016, alcançamos a marca de 29 escolas de alfabetização e capacitação implantadas nos canteiros de obras da MRV, com mais de 3.200 alunos. Desde 2012, já operamos mais de 134 escolas. A empresa oferece cursos de alfabetização (ensino fundamental) e qualificação no local de trabalho, para que seus operários possam frequentar as aulas sem ter que se deslocar. Além do crescimento pessoal e profissional para os trabalhadores que este projeto tem trazido, outros benefícios identificados são a melhoria da qualidade de execução dos trabalhos e maior segurança pelos operários participantes, uma vez que com o aumento da escolaridade há maior e melhor entendimento da sinalização de segurança dos canteiros.

    Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo

    O maior projeto social da empresa, uma parceria com a Cidade dos Meninos de São Vicente de Paulo que dá suporte a mais de cinco mil jovens carentes, sediada na região metropolitana de Belo Horizonte. A MRV e alguns de seus acionistas/colaboradores sacramentaram, em 6 de fevereiro de 2009, o compromisso de manter os edifícios e os 200 jovens que ali residirão. Assim continuam a contribuir de forma efetiva, para que estes adolescentes se tornem cidadãos com acesso à moradia, à educação de qualidade, alimentação, acesso a práticas esportivas e culturais. Além de orientação moral e humana estes adolescentes ainda aprendem uma profissão, já que a Cidade dos Meninos oferece cerca de 90 cursos profissionalizantes.

    Para maiores informações, visite o website: http://www.mrv.com.br/cidadedosmeninos/

    Instituto MRV

    Em 2014 foi lançado o Instituto MRV, com o objetivo de ampliar as ações já promovidas pela Companhia, alcançando um número maior de parceiros e abrindo a possibilidade de participação da sociedade civil e empresarial nessa iniciativa. Fruto da nossa vontade genuína em trabalhar de forma ativa e eficaz nas áreas sociais e ambientais, o Instituto é um instrumento de desenvolvimento e inclusão social da população brasileira.

    Para maiores informações, visite o website: http://www.institutomrv.com.br/

    A MRV também tem grande preocupação com o impacto de suas ações no meio-ambiente, por isso procura focar em ações ambientalmente responsáveis. A mobilização da empresa com o meio-ambiente foi refletida pelo recebimento em 2014 da certificação IS0 14001 - Gestão Ambiental, que estabelece padrões rigorosos na gestão de meio ambiente. Esses procedimentos contemplam o atendimento à legislação, controle de documentos, indicadores de desempenho, análise do sistema pela alta direção, homologação de fornecedores, controles para prevenir poluição, tornando a operação da MRV ainda mais diferenciada e sustentável.

    A empresa superou, pelo quarto ano consecutivo, a sua meta anual de plantio de árvores. Desde o estabelecimento de metas de desempenho referente ao plantio de árvores em jan/2011 a MRV plantou mais de 722 mil árvores até setembro de 2016.

    Em todos locais do plantio, a construtora seguiu as orientações das diretrizes governamentais e secretarias de Meio Ambiente, privilegiando o uso de espécies nativas e que estejam adequadas ao clima e solo das cidades onde foram plantadas.

    Para maiores informações, visite o website: http://www.mrv.com.br/institucional/meioambiente

    Urbanização

    Aplicação de recursos em revitalização de praças, parques e áreas de lazer, construção de escolas, postos de saúde, estações de tratamento de esgoto, pavimentação de vias urbanas e outras melhorias em regionais da MRV somaram mais de R$ 124 milhões até setembro de 2016, ano em que a construtora trabalhou para promover obras que contribuíssem ainda mais para a qualidade de vida de seus clientes e moradores dos municípios onde atua.

    A atividade da construção civil tem, por definição, impactos ambientais nas cidades. A MRV, como empresa responsável e consciente disto, procura desenvolver projetos que contemplem também novas possibilidades de melhoria na qualidade de vida para a população.

    Empreendimentos imobiliários sustentáveis

    A MRV planeja e constrói seus empreendimentos com elementos fundamentais à preservação dos recursos naturais.

    • Medidores de água individualizados - A empresa utiliza medidores individualizados de água em seus empreendimentos, ação que reduz o consumo mensal de água do condomínio em até 50% e, em suas obras, a empresa faz uso de madeira certificada e de procedência reconhecida.
    • Descargas econômicas - bacia com caixa acoplada - O uso da caixa possibilita grande economia de água em relação aos modelos convencionais, colaborando para a preservação do meio ambiente. Em cada utilização, o consumo é de até 20 litros de água a menos do que a descarga convencional. Além da descarga econômica padrão, temos como opção no Kit Acabamento, a bacia com caixa acoplada no sistema dual flush, que tem duas opções de utilização de acordo com a necessidade: uso de 3 ou 6 litros.
    • Madeira certificada - A certificação florestal garante que a madeira utilizada é oriunda de um processo produtivo correto. Esta garantia serve também para orientar a MRV a escolher um produto diferenciado e com grande valor agregado ao mesmo tempo em que não degrada o meio ambiente (seleção da cadeia de valores).
    • Madeira de reflorestamento - A preocupação com o desmatamento das florestas nos levou a procurar madeira de florestas plantadas para evitar o consumo de espécies nativas da Amazônia. O principal benefício é a utilização de uma matéria prima renovável (obedecidos os preceitos da produção sustentada estabelecido em certificação florestal), fixadora de CO2. 100% da madeira utilizada nos canteiros de obra da MRV é proveniente de reflorestamentos controlados.
    • Pergolados - Além disso, visando um menor consumo de madeira, os pergolados desenvolvidos nos empreendimentos da MRV são produzidos em concreto.
    • Entulho – Quando não reciclado no próprio canteiro de obra, a MRV, através de contratação de empresas especializadas, descarta de forma consciente e adequada o entulho produzido em suas obras, de acordo com normas técnicas aprovadas pelos órgãos ambientais dos municípios e dos Estados.
    • Destinação de gesso – Aonde haja empresas com tecnologia adequada para o correto manejo a MRV a contrata visando a retirada e destinação correta do gesso. O material, após recolhido, é enviado à uma ATT (Área de Transbordo e Triagem) para separação e posterior reingresso ao processo produtivo.

    Gestão de Resíduos

    A MRV está implantando a gestão de resíduos da construção civil e já possui uma estrutura responsável pelo tratamento adequado dos detritos produzidos em várias de suas obras. Outra iniciativa que já vem sendo adotada pela Companhia é a segregação dos detritos na própria obra, o que possibilita que eles tenham um destino adequado. Há três anos a MRV percebeu a necessidade de trabalhar a gestão de resíduos a fim de reduzir, reutilizar, reciclar e dar tratamento aos resíduos, além de descarta-los de maneira ambientalmente adequada e legal. Nos canteiros de obras onde há reciclagem de resíduos, temos conseguido segregar algo em torno de 75%, o que significa que a maioria de resíduos da Companhia é separada para uma melhor destinação.

    Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa

    Nos últimos anos, os fenômenos decorrentes das variações na temperatura ou às mudanças drásticas em paisagens, consequências das mudanças climáticas, saíram do papel e se tornaram realidade em diversas partes do mundo. O tema Mudanças Climáticas e Gestão Estratégica de Carbono ganha então cada vez mais espaço na agenda e no planejamento estratégico de organizações como a MRV, que em 2010 aderiu ao índice ICO2 da BM&FBovespa.

    Para 2010, realizado em 2011, a MRV deu mais um passo no caminho da sustentabilidade e quantificou suas emissões a partir dos dados reais da sua atividade, com base nas principais referências para elaboração de inventários corporativos. No inventário 2012, realizado em 2013, o escopo do inventário de emissões foi ampliado dando sequência ao trabalho iniciado nos anos anteriores. Os principais resultados dos inventários estão disponíveis em http://ri.mrv.com.br/outros_documentos - Outros Documentos - 21/09/2011,17/12/2012 e 12/02/2014 - Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa.

    Em 2015, a MRV aderiu ao GHG Protocol, um acordo pelo qual divulgamos relatórios com os números de Gases de Efeito Estufa (GEEs) decorrentes de nossas atividades.
    Em Agosto de 2016, recebemos o selo Ouro que nos garante ainda mais credibilidade quando o assunto é sustentabilidade.

    A MRV é a única construtora leve do país a aderir ao Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Construção, uma iniciativa do governo federal e das entidades representativas dos empresários e trabalhadores do setor de construção lançado em 1º de março de 2012. O Compromisso Nacional acompanha periodicamente o desenvolvimento das ações dos seus signatários através de reuniões de uma mesa permanente que avalia os principais pontos do programa. As diretrizes mais relevantes do Compromisso Nacional envolvem:

    • Ações de recrutamento, pré-seleção e seleção de trabalhadores com uso preferencial do SINE;
    • Formação e qualificação de trabalhadores com foco em alfabetização, elevação do nível de escolaridade e capacitação da mão de obra;
    • Saúde e Segurança com foco primordial no cumprimento da legislação vigente e implantação de medidas adicionais que previnam de maneira mais efetiva a ocorrência de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho;
    • Representação sindical em cada obra que permita a ampliação do diálogo em todos os níveis do canteiro de obras;
    • Relações com a comunidade de forma a minimizar nas obras de grande impacto no dia a dia dos municípios os eventuais problemas e desconfortos que possam acontecer.

    A Companhia iniciou seus trabalhos junto à Secretaria Geral da Presidência da República, coordenadora do Compromisso Nacional, em agosto de 2012 e somos hoje a empresa líder do segmento residencial econômico com 25 canteiros de obras aderidos ao inovador programa do governo chamado “Compromisso Nacional”.

    Em 2013, a MRV publicou o seu primeiro relatório de Sustentabilidade no padrão GRI (Global Reporting Inittiative) ano base 2012, adequando suas informações às exigências do mercado. O relatório, disponibilizado em versão impressa e digital, contém informações abrangentes da operação da Companhia e elenca as diversas atividades e suas correspondentes performances conforme as normatizações da GRI. Fica evidente o compromisso da empresa em ser transparente na gestão do seu negócio e, mais do que isto, organizar as informações de forma a proporcionar aos diversos stakeholders interessados o nível de detalhe necessário.

    Para acessar o Relatório de Sustentabilidade 2017 (ano base 2016) clique aqui.

    Uma empresa só se concretiza com a ação das pessoas. Colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes andam juntos, relacionando-se e buscando soluções para um dia a dia melhor. Pensando nisso, a MRV elaborou seu Código de Conduta, que descreve os princípios éticos e valores da empresa, que são a base de seu desenvolvimento.

    O Código de Conduta está disponível em Outros Documentos - 28/10/2015 - Outros documentos - OUT/2015 - Código de Conduta.

    Pacto Global das Nações Unidas
     
    Em abril de 2016, MRV Engenharia aderiu ao Pacto Global das Nações Unidas, que foi assinado pelo nosso Diretor Presidente Região II - Eduardo Fischer Teixeira de Souza.
     
    O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios. Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário. Hoje já são mais de 12 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo.
     
    Veja o nome da construtora MRV na lista da United Nations Global Pact: https://www.unglobalcompact.org/what-is-gc/participants

    Com o objetivo de padronizar e acompanhar a execução de ações sustentáveis nos empreendimentos e canteiros de obras, a MRV Engenharia criou os selos de certificação MRV + Verde e Obra Verde MRV.

    Selo MRV+Verde

    MRV + Verde

    O selo MRV + Verde reconhece as soluções sustentáveis realizadas nos empreendimentos da MRV. Seu intuito é repassar a ideia de desempenho sustentável aos moradores para que estes continuem a desenvolver as ações que a empresa iniciou.

    Selo Obra Verde

    Obra Verde MRV

    Já o selo Obra Verde MRV reconhece as ações sustentáveis realizadas nos canteiros de obras com o objetivo de diminuir o impacto da construção no meio ambiente e melhorar a qualidade de vida dos funcionários da MRV.

    Para maiores informações, visite: http://www.mrv.com.br/sustentabilidade/

     

    EMPRESAS DO GRUPO